quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Kadu Lambach, fundador do Legião Urbana e compositor gravado por Stanley Clark, dá entrevista exclusiva para o Blog Música no Detalhe

Kadu Lambach
O Blog Música no Detalhe com pouco tempo de existência estão hoje com quase 25.000 acessos. O dia de envio desta entrevista foi 24 de Agosto pela manhã.

Nesta entrevista Kadu Lambach, conforme linha seguida no Blog, se diz por inteiro. A entrevista foi feita por e-mail e tudo que for escrito pelo mesmo será publicado na íntegra.

Queremos registrar que Kadu Lambach recebeu as perguntas no dia 24 de agosto e respondeu no mesmo dia, nosso elogio ao profissional Kadu Lambach.

Kadu, fale um pouco da sua história na música, quando começou, com que professores, onde estudo, discos lançados, apresentações mais importantes, festivais que venceu e etc?

Kadu Lambach –  Minha Mãe me influenciou muito, pois passei a infância ouvindo –a lecionar piano,  depois tive aulas com Marco Pereira, e Bohumil Med, grandes formadores. Tive a sorte de vivenciar a eclosão do Movimento Rock de BSB, fundando o que seria depois reconhecida como uma das bandas mais importantes do Rock Nacional – legião Urbana, tenho muito orgulho disso. Lancei um CD intitulado Last Blues em 1997, que foi indicado para o prêmio Sharp como melhor instrumental, na época foi o máximo, pq era um músico do Cerrado, e me sentia isolado do mercado brasileiro. Logo depois tive uma musica gravada pelo lendário baixista Stanley Clarke, me mudei pro Rio, aonde acompanhei e gravei com muita gente famosa e com trabalhos mais consistentes ( Belchior, Tunai, Jane Duboc, Márcio Montarroyos, Arthur Maia entre outros... ).
 Kadu Lambach
Quais as influencias na tua música, músicos que te influenciaram, escolas musicais, movimentos musicais e etc?

Kadu Lambach –  meu foco sempre foi a “ improvisação “, independente dos estilos musicais, portanto, mergulhei em todos os gêneros musicais que pude pesquisar, e quando digo pesquisar me refiro a ficar horas e horas, ouvindo e tentando “ tirar e decifrar” estruturas musicais, como o Jazz, a MPB, Blues, e seus maiores representantes. Me formei em Música na UNB, e estive presente no movimento em SP do teatro Lira paulistana, Movimento Rock de Brasília, atuei como professor e ministrando workshops pelo país.

Você faz milagre perante seus familiares, ou seja, eles te escutam e valorizam?

Kadu Lambach –  rsrsrsr, apenas quando lanço alguma coisa nova , como CDs ou DVDs,  no dia a dia, é diferente.

O que achas da Ordem dos Músicos do Brasil, do Sindicato dos Músicos e da ECAD, atuam como deveriam?

Kadu Lambach – Desde que ingressei nestas instituições, nunca me senti representado, sempre foram muito fracas e de reputação duvidosa, o músico fica inseguro com isso.

E o governo brasileiro, as estatais, há programas de apoio à música, fale do apoio federal?

Kadu Lambach –  recentemente ( ontem ) fui contemplado com um projeto aqui de Curitiba ( mecenato subsidiado ), não é fácil, mas tem que tentar, esperar, agora quanto ao conteúdo e repercussão do projeto, daí com cada artista.

E a área particular, as empresas privadas, apoiam a música?

Kadu Lambach –  apoiam se vc estiver vinculado a manifestações e produções de massa, como o axé, pagode, sertanejo, calypso, fora disso fica quase impossível.

Não sabemos onde você reside na atualidade mas, residiu em Brasília. Hoje há a lei do silêncio onde músicos não podem tocar em bares, alguns bares fecharam, como melhorar essa questão na sua visão?

Kadu Lambach – Atualmente moro em Curitiba, e nós músicos recentemente, fomos impedidos de atuar em bares, e casas noturnas, pela guarda municipal, secretaria de meio ambiente e etc... de forma estúpida e arbitrária, argumentando a ausência de isolamento acústico. Isso acontece em BSB, Rio de janeiro, Curitiba e até em Paris, aonde há 10 anos quase “ conseguiram “ acabar com a vida noturna na Cidade Luz.
Acho que a forma de melhorar esta questão seria delimitando os horários de show entre 19:00 até 22:00, nas casas sem isolamento acústico, seria uma forma de mudar os hábitos dos frequentadores da noite, que teriam que aproveitar o happy Hour.

E na internet como as pessoas podem te encontrar. Coloque aqui links do You Tube, e-mail, sites, blogs, facebook e etc?

Kadu Lambach –  estou trabalhando meu Site, mas me encontram sim no facebook, e no You Tube, apenas digitando meu nome, Kadu Lambach.

E teus projetos musicais atuais, teu trabalho profissional atual, quais são?

Kadu Lambach –  Vou gravar meu segundo CD intitulado “ Expressivo “, deve sair até o final do ano, tive participações importantes neste cd, com músicos brasilienses e cariocas. E estou trabalhando em um projeto muito importante chamado “ Kadu Lambach – o Legionário do Som “ com músicas do legião, guitarreadas e rearranjadas com orquestrações, além de duas músicas inéditas minhas e do Renato Russo, que fizemos na época da fundação da banda.

Alguma coisa ficou pendente que gostarias de colocar nesta entrevista?

Kadu Lambach –  Muitas saudades dos amigos e pessoas queridas de Brasília, devo estar voltando pra fazer 3 shows,  mesclando fases diferentes da minha carreira e alguns arranjos novos do CD “ Kadu Lambach – O Legionártio do Som “. Avisarei quando fechar a datas.

Anand Rao
Editor do Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário