sexta-feira, 2 de março de 2012

Kurt Elling e o carnaval - Artigo de Carla Ferreira


There was a boy
A very strange enchanted  boy
They say he wandered very far, very far
Over land and sea
A little shy
And sad of eye
But very wise
Was he

And then one day
A magic day he came my way
And while we spoke of many things, fools and kings
This he said to me
"The greatest thing
You'll ever learn
Is just to love
And be loved
In return"
Nature Boy   (Eden Ahbez)
                                Decidida a não me mexer no carnaval de 2012, fiz minha resolução de ficar no meu canto e me manter em retiro voluntário para ter um tempo só para mim. Qual não foi minha surpresa, quando me dei conta do que tinha pela frente: verificar todas aquelas sugestões de amigos para ver as canções que marcam e os intérpretes que muitas vezes passam despercebidos por nós na correria pós-moderna do nosso dia-a-dia dito “normal”
                Kurt Elling chegou com a sua improvisação de Nature Boy. Sua voz me encantou na versão que ele gravou em abril de 2008, com a Sinfonica de Sydney, Australia.  Descrito como “o destaque vocalista de jazz masculino de nossos tempos” pelo New York Times, a voz de Kurt, barítono suave, soa como um instrumento sendo incorporado pelo som da orquestra.  Sua voz é seu instrumento, pensei, e fui investigar o que havia além daquela sugestão amiga...
                Na jornada via Youtube, encontrei um tesouro que mostra como o jazz pode ser mais e ir além, em “Close your eyes”, de 1995. Sua performance vocal em “The joker” impressiona. E comecei a achar interessante a posição de coringa. Seria este o sentido de Elling na minha pequena migração pelo mundo do jazz?         Cantor que utiliza sua impressionante expressão corporal e gestual, além da sua atuação visceral no palco, Kurt Elling une a técnica com a emoção e se entrega aos acordes com leveza e criatividade. O que fica claro ao longo de suas improvisações num estilo de cantar jazz com poesia, em melodias que originalmente faziam parte de outras composições instrumentais ou improvisações. Na faixa Golden Lady (Stevie Wonder), acompanhado pelo saxofonista E. Watts, seu “solo” vocal rivaliza e acompanha os agudos jazzísticos com a maior elegância. Após ouvir sua versão de “Resolution“ de John Coltrane, devo admitir que fiquei completamente encantada com a sua realização. Ele consegue articular o indizível: normalmente o piano duplo, bateria e baixo não soam bem juntos, mas Kurt Elling faz um trabalho notável.
                Quando me dava por satisfeita, me surpreendi com suas gravações em português. Tais como Luiza (Tom Jobim), Rosa Morena (Dorival Caymmi) e Sim ou Não (Djavan). Essa ultima foi gravada com maestria no álbum intitulado “Rio” de Till Bronner. Cá no Brasil, fico me perguntando como seria um encontro entre João Bosco, com suas improvisações vocais e Kurt Elling. Sei que os estilos musicais são diferentes, mas imagino como seria um encontro desses dois. Há muito mais a dizer, por isso, fica a dica: “kurtam” o Kurt Elling. Na minha opinião, ele é simplesmente intoxicante! Não consigo deixar de ouvir!  carlaferreira@ymail.com
Participações no Grammy:

Ano                 Trabalho Nomeado                                Premio                                                                Resultado
1995                Close your Eyes                       Melhor Performance de Jazz                                          Indicado
1997                The Messenger                        Melhor Performance de Jazz                                           Indicado
1998                This Time it’s Love                 Melhor Performance de Jazz                                           Indicado
2000                Live in Chicago                       Melhor Performance de Jazz                                           Indicado
2001                Flirting with Twilight              Melhor Performance de Jazz                                          Indicado
2001                Easy Living             Melhor Arranjo Instrumental Acompanhando um vocalista          Indicado
2003                Man in the Air                          Melhor Performance de Jazz                                         Indicado
2007                Nightmoves                              Melhor Performance de Jazz                                         Indicado
2009                Dedicated to You                     Melhor Performance de Jazz                                         Ganhou
2012                The Gate                                  Melhor Performance de Jazz                                         Indicado


Fonte: Wikipedia e Youtube